Consórcio Caoa
Adicionar aos Favoritos
Domingo, 19 de Novembro de 2017
Departamentos
cabeco
Institucional banner Promocional
Projetos Elaborados
Orçamentos
Atendimento
Atendimento Office Center Móveis
Banner BNDS
Você está em: HomeDicas & Artigos
Dicas & Artigos
ARTIGO 1: ERGONOMIA * 25 DICAS ERGONOMICAS PARA USUÁRIOS DE PCs

 25 Dicas Ergonômicas para Usuários de Computadores 

O uso prolongado de teclado ou mouse pode levar a dores nos músculos e nervos a menos que algumas orientações sejam seguidas. Trabalho intenso no computador sem alternância, pausas para descanso e mudanças de postura pode ser prejudicial. É possível trabalhar com maior segurança e conforto adotando-se as seguintes dicas ergonômicas:
  • Postura e Posição São Importantes
  1. Mantenha boa postura quando usar o teclado. Use uma cadeira que tenha suporte para as costas.


  2. Mantenha seus pés apoiados no chão ou em um suporte apropriados para apoiar os pés. 
    Isso ajuda a reduzir a pressão sobre as costas.


  3. Evite girar ou inclinar o tronco ou o pescoço ao trabalhar. Itens de uso freqüente devem ser posicionados diretamente a sua frente em um anteparo para cópias.


  4. Mantenha seus ombros relaxados, com os cotovelos junto ao corpo.


  5. Evite apoiar seus cotovelos em superfície dura ou na mesa. Use pequenas almofadas se necessário


  6. O antebraço deve ficar alinhado em angulo de 100 a 110 graus com o teclado de modo a ficar em posição relaxada. Trabalhando com o ComputadorIsso requer que o teclado fique em posição inclinada (a parte de trás do teclado, que fica mais próxima a você deve ficar mais alta que a parte da frente, isto é, a que fica mais próxima ao monitor) durante o trabalho.


  7. Os pulsos devem ficar em posição neutra ou reta ao digitar ou se usar algum dispositivo de apontamento ou calculadora. Movimente seus braços sobre o teclado e os apoios para os pulsos enquanto digita. Evite permanecer com os cotovelos sobre a mesa ou os apoios. Isso evita que os pulsos sejam forçados a assumir posições para cima, para baixo e para os lados.
  • Ritmo de Trabalho
  1. Trabalhe em ritmo razoável .


  2. Faça pausas freqüentes durante o dia. Estas pausas podem ser breves e incluir alongamento para otimizar os resultados. Se possível, dê 1 ou 2 minutos de pausa a cada 15 ou 20 minutos e 5 minutos a cada hora. A cada duas ou três horas levante-se, de uma volta e faça uma atividade alternativa.
  • Técnica de Trabalho
  1. Diminua o número de movimentos repetitivos. Isto pode ser feito com auxilio de teclas de atalho e com o uso de programas especiais para esse fim. O uso de combinações de teclas também em muito contribui para reduzir o uso do mouse e de cliques.


  2. Altere as tarefas a fim de não permanecer com o corpo na mesma posição, por tempos prolongados, durante o trabalho.


  3. Mantenha seus dedos e articulações relaxadas enquanto digita.


  4. Nunca segure caneta ou lápis nas mãos enquanto estiver digitando.


  5. Evite bater no teclado com muita força. Suas mãos devem ficar relaxadas. Estudos mostram que a maioria dos usuários bate no teclado com força 4 vezes maior que o necessário


  6. Descanse seus olhos olhando, de vez em quando, para objetos diferentes enquanto trabalha.
  • Ambiente de Trabalho
  1. Evite perder tempo procurando coisas enquanto digita. Seus apontamentos, arquivos e telefones devem estar em lugar de fácil acesso.


  2. Use um apoio para o teclado e para o mouse de modo a posicioná-los corretamente.


  3. Para facilitar a cópia de textos use um anteparo de prender folhas.


  4. Quando você estiver escrevendo algo no computador, evite procurar coisas sobre o teclado ou outros materiais. Um anteparo para colocar o material a ser copiado ajudar bastante.


  5. Ajuste e posicione o monitor de modo que ao olhar para ele seu pescoço fique em posição nutra ou reta. O monitor deve ficar diretamente a sua frente. A parte superior da tela deve estar diretamente à frente de seus olhos de modo que ao olhar para ela você olhe levemente para baixo.


  6. Regule o monitor de modo a evitar brilho excessivo. Evite também reflexos de janelas e outras fontes luminosas.


  7. Personifique seu computador. O tipo de letra, o contraste, a velocidade e tamanho do ponteiro do mouse e as cores da tela podem ser configuradas para melhor conforto e eficiência.
  • Estilo de Vida
  1. Exercícios aeróbicos ajudam a manter a forma física, aumentar a resistência cardiovascular e diminuir a tensão dos usuários de computadores


  2. Uso de medicamentos e ou munhequeiras para os pulsos sem receita e acompanhamento médico não são recomendados. Se você começar a apresentar sintomas, procure mais informações e ajuda de seu médico. Pequenas mudanças feitas logo que se notar os primeiros sintomas podem evitar complicações futuras em muitos casos.
 
 
 
 
 
 

 

 



Voltar  |  Imprimir


Home | A Empresa | Serviços | Dicas & Artigos | Solicite uma Visita | Localização | Fale Conosco
Institucional
Política de Privacidade | Projetos | Orçamentos | Catálogos | Trabalhe Conosco
Desenvolvimento e Criação de Sites - WT11